Determinação, agilidade e conhecimento serão fatores decisivos para os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Tocantins) que treinam diariamente nas unidades operacionais de Araguaína, Gurupi, Palmas e Postos Avançados de Porto Nacional e Xambioá para a maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento.
Os treinos tiveram inicio desde novembro de 2013, após a realização da Etapa Estadual da Competição que aconteceu durante três dias no Centro de Educação e Tecnologia-CETEC na cidade de Araguaína. Mais de 40 alunos participaram e 22 foram selecionados.
Os professores líderes estão desafiando os alunos com projetos que podem ser a avaliação na Etapa nacional. Os competidores realizam provas teóricas e práticas que reproduzem em tempo real ambiente industrial, comprovando atitudes, habilidades e competências do cotidiano profissional.
Os competidores vão representar o Estado do Tocantins na Etapa Nacional que vai acontecer este ano no período de 01 a 07 de Setembro em Belo Horizonte – Minas Gerais. Mais do que uma simples competição, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine de caça talentos, inteligência e tecnologia de ponta realizada há quase 20 anos no Brasil.
O Estado do Tocantins será representado nas categorias: Manufatura Integrada, Tornearia CNC, Soldagem, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Eletricidade Predial, Web Designer, Construção em Alvenaria, Sistema Drywall e Gêsso, Pintura Decorativa, Tecnologia da Moda, Mecânica de Automóveis, Refrigeração e Ar Condicionado, Designer Gráfico, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Panificação.
Superação
A maioria dos competidores tem uma história de vida de superação e foco, são jovens simples que buscam na Competição a maneira de se destacarem e mudar de vida.
“Sofri até preconceito de meus pais que a princípio não aceitaram que eu fizesse esse curso pelo fato de ser homem, não me importei. Minha professora falou da Olimpíada e resolvi participar da fase escolar e logo em seguida veio a Estadual e sou finalista, meus pais mudaram de opinião e perceberam que o CETEC abriu as portas para minha carreira profissional, abriu as portas para meu grande sonho, que é ser um estilista profissional. Quero ganhar a Nacional e ter a oportunidade de conquistar uma bolsa para estudar moda, estou otimista e agora sim tenho total apoio deles”, disse Joaquim Araújo, competidor da ocupação Tecnologia da Moda, do SENAI de Araguaína.
Gilson Soto Lopes (35) é portador de deficiência visual há 10 anos, aluno do SENAI de Gurupi vai participar na categoria pessoas com Deficiência. “ O fato é que a vida sem visão, sempre proporcionou momentos de dificuldades, vejo esses momentos como situação favorável para mostrar o meu potencial em romper essas barreiras” referindo-se à sua participação na Ocupação Tecnologia da Informação.
“A Olimpíada para o SENAI-TO é uma Oportunidade de apresentar ao mercado nacional os nossos jovens talentos, a competição cativa os alunos, muitos sacrificam algo pelo treinamento, porque sabe que exige esforço e dedicação, aqui trabalhamos todas as habilidades é a chance de ir para a nacional a Olimpíada pode transformar a vida desses alunos,” gerente do CETEC/SENAI de Araguaína, Evandro Lima.
Olimpíada do Conhecimento
É o maior Torneio de Qualificação Profissional da América Latina, onde participam alunos do SENAI. A primeira etapa da Competição é a Escolar, os melhores alunos de cada escola são desafiados ao torneio estadual, promovido pelos Departamentos Regionais do SENAI. Os melhores alunos de cada categoria são selecionados para representar o seu estado na etapa nacional, que é decisiva para o aluno que sonha competir na World Skills e representar o Brasil no exterior.
(Marciana Costa)
Atualizado em 17/03/2014 por admin