Araguanã, Xambioá e Filadélfia também foram incorporados no acordo. A meta é buscar soluções para projetos comuns com a construção do aterro sanitário
O prefeito Ronaldo Dimas e mais nove prefeitos da região norte assinaram o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal, acordo entre os municípios para a resolução de problemas comuns a todos. “Inicialmente, vamos tratar da implantação e custeio do aterro sanitário para resíduos sólidos. Dentro de um raio de 80 quilômetros, é viável para as gestões compartilharem os gastos”, explicou Dimas.
O prefeito lembrou ainda que o consórcio possibilitará parcerias em outras áreas como saúde e segurança, com foco no combate ao crack e o tratamento de usuários. “Há um programa federal para a construção de centros de reabilitação, mas que contemplam apenas cidade com mais de 200 mil habitantes. Essa união dos municípios possibilitará atingir esse índice para pleitearmos os recursos”, completou Ronaldo.
O encontro também definiu a inclusão de Araguanã, Xambioá e Filadélfia ao grupo já formado por Araguaína, Wanderlândia, Darcinópolis, Carmolândia, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Nova Olinda, Babaçulândia, Muricilândia e Aragominas. “A intenção é que possamos fortalecer toda a essa nossa região. Não é só Araguaína que ganha com isso, todos vão se beneficiar ao mesmo tempo”, conclui o prefeito.
(Fotos: Leila Mel / Ascom Prefeitura)