Durante o Congresso, a Prefeitura também participou com a amostra Proteção dos Agentes de Combate de Endemias (ACE) do Município de Araguaína, organizada por equipe do Centro de Referência do Trabalhador (Cerest). Além disso, o secretário executivo da Saúde, Lucas Moreira, coordenou uma mesa redonda sobre a investigação de surtos e a equipe do Núcleo de Apoio técnico (NAT) e Ouvidoria do SUS, do Município também participaram de um dos temas.
Na oportunidade, a coordenadora do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins (Cemas/TO), a juíza Milene de Carvalho Henrique, destacou o Município de Araguaína como referência na eficiente solução de demandas judiciais e que o atendimento da Ouvidoria do SUS é um canal importante de comunicação com a população.
Projeto vencedor
Uma das finalidades do trabalho de Implantação, Implementação de Ações Contingenciais de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase é fortalecer as ações de vigilância no controle da hanseníase na Atenção Básica com ações inovadoras para quebrar a cadeia de transmissão da doença.
A busca ativa de novos casos é realizada por equipes que vão de casa em casa, para aumentar o diagnóstico precoce, se for detectados casos novos de hanseníase. O trabalho é realizado em áreas prioritárias e pré-selecionadas no Município.
“É gratificante o reconhecimento de todos da região Norte e Nordeste. Saber que nosso trabalho foi reconhecimento e ter a certeza que estamos fazendo integração entre a Atenção Básica e Vigilância em Saúde e que o nosso Município está trabalhando no rumo certo às doenças negligenciadas como é a hanseníase”, disse a autora do projeto, a enfermeira coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Hedisônia de Jesus Brilhante Costa.
Congresso
Participaram do Congresso gestores e técnicos da área da Saúde e comunidades científicas e acadêmicas. Representantes de secretarias municipais de estados das regiões Norte e Nordeste, Governo do Estado, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conasems) e de outras instituições da área da Saúde. O congresso teve o apoio do Ministério da Saúde.