A partir de um único número, o cidadão acessa informações e serviços de diversos órgãos municipais. Nesta primeira etapa, seis secretarias já estão realizando os atendimentos
Araguaína continua avançando no Plano de Transformação Digital com a nova plataforma Atende Bem Araguaína. Os moradores podem enviar mensagens via WhatsApp para um único número, o (63) 3412-5572, e ter acesso a informações e diversos serviços municipais. Ao entrar em contato, o cidadão recebe automaticamente uma mensagem apresentando as opções para acessar os serviços municipais:
1-Secretaria da Fazenda (Tributos)
2- Posturas e Edificações (DEMUPE)
3- Assistência Social e Habitação
4- Vigilância Sanitária
5- Meio Ambiente
6- Educação.
Em seguida, o usuário escolherá o órgão pela opção numérica e receberá uma mensagem contendo o menu de serviços. Ao digitar o número da atividade desejada, será gerado um protocolo de atendimento.
“Nosso objetivo é levar mais agilidade, acessibilidade e eficiência na prestação de informações e serviços à população. A plataforma está aberta para todas as secretarias que desejam fazer esse atendimento ao cidadão pelo Whatsapp e o acréscimos de serviços será gradual”, informa o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria da Fazenda, Adão Rodrigues.
Mais ferramentas de comunicação
O serviço contemplando diversos órgãos foi implantado após o sucesso do atendimento via Whatsapp da Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína pelo número (63) 99935-7789. Desde o dia 1º de janeiro de 2021, quando o serviço começou, o número oficial da secretaria já realizou cerca de 75 mil atendimentos e recebeu avaliação positiva de mais de 11 mil usuários.
O Atende Bem Araguaína é gerido pela Plataforma de Gestão de Atendimento Digital Multicanal, que possibilita o contato via WhatsApp e o disparo de mensagens ou notificações para os cidadãos via WhatsApp, e-mail e SMS.
Dicas de segurança
Para a população ter certeza de que se trata de uma mensagem oficial do Município pelo Whatsapp, basta analisar se o remetente da mensagem traz o símbolo de conta verificada ao lado da Prefeitura de Araguaína. Quanto às notificações por e-mail, o cidadão deve observar se o remetente é o endereço [email protected].
IARA responde
Outra forma do cidadão obter contato online com o Município é no site da Prefeitura, por meio da Atendente Virtual (IARA). Com o uso da Inteligência Artificial (ChatGPT), a IARA inicialmente responde dúvidas de IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana).
“Em breve iremos cadastrar outras áreas de informações e assuntos que serão também respondidos pela atendente virtual com a possibilidade de transferência para um atendimento humanizado”, explicou o superintendente Adão.
A partir de janeiro de 2024, a Prefeitura de Araguaína também irá disponibilizar, pelo site https://digital.araguaina.to.gov.br, a Central de Atendimento Digital, onde o cidadão poderá demandar qualquer tipo de serviço municipal por meio de um Protocolo de Serviços de forma fácil, rápida e transparente, possibilitando o cidadão acompanhar, em tempo real, a execução da sua solicitação.
(Giovanna Hermice/Foto: Lara Fernandes)
Atualizado em 23/11/2023 por Redação