Caminho para as finais
Funciona assim: os dois finalistas de cada categoria ganham vaga automática para as finais nacionais. Se ambos forem do mesmo estado, os dois medalhistas de bronze fazem uma luta extra e o vencedor assume a segunda vaga direta. Foi o caso de Mayons Brito (Palmas Judô) e Luana Candido (AD Guerra/Sesi), ambos no Sub21. “Foi muito complicado para mim, pois venci quatro lutas e cheguei na final, mas quando já estava pronta para lutar pelo ouro, a arbitragem detectou um erro de súmula e tive que refazer a luta e isso me desconcentrou”, contou Luana, que acabou perdendo a vaga na final e tendo que lutar pelo bronze. “Ela precisou ter a mente muito forte para voltar, vencer a disputa de bronze e ir para a disputa de vaga com uma atleta da Seleção Brasileira de Base, mas se saiu muito bem e venceu com muita autoridade. No fim, valeu pela vaga e pelo treino mental”, observou seu técnico Fred Guerra.
Contusões
Duas lesões pouco comuns envolveram dois atletas que tinham fortes chances de pódio. Pedro Gramoza cortou o pé no primeiro minuto de luta e precisou levar 8 pontos. Nada sério, mas que o obrigou a torcer da arquibancada. Infelizmente a lesão de Wélio Miranda foi mais grave, uma fratura de fíbula, na altura do tornozelo. “Foi uma fatalidade. Em um golpe normal da luta eu me defendi, mas caí sobre o tornozelo em uma posição que levou à fratura”, contou Wélio. “E ainda bem que havia os socorristas acompanhando a competição. Eles me atenderam de imediato e me encaminharam para o hospital” agradeceu. O judoca foi submetido à um procedimento de redução da fratura e imobilização e passa bem, retornando para casa junto com os colegas da delegação.
Brasileiro Final
Em maio acontecem as finais do Sub 18 e do Sub 21. Primeiro será o Sub 21 no dias 16 e 17, no Recife/PE. Vagas diretas para Luana Cândido (48kg), Ennilara Lisboa (70kg) e Mayons Brito (55kg). Duas semanas depois, dias 30 e 31, será a vez de Campo Grande/MS receber os finalistas do sub 18. O Tocantins garantiu vaga direta com Maria Melissa (40kg), Jonas Irwing (55kg) e Mateus Pereira (90kg). Estão classificados ainda Maurício Zete e Vitória Vale, ambos no Sub13, e Luana Cândido e Ennilara Lisboa no Adulto.
A Delegação Tocantinense viajou com micro-ônibus cedido pela Secretaria Estadual do Esporte.
Resultado
OURO
Vitória Vale (PJC) – Sub13 28kg
Mateus Pereira (Dom Bosco) – Sub18 90kg
Ennilara Lisboa (Sesc) – Sub21 70kg
PRATA
Maurício Zete (Sesc) – Sub13 28kg
Jonas Irwing (Dom Bosco) – Sub18 55kg
Luana Cândido (Guerra/Sesi) – Sênior 48kg
Ennilara Lisboa (Sesc) – Sênior 70kg
BRONZE (COM CONQUISTA DE VAGA)
Maria Melissa (Guerra/Sesi) – Sub18 40kg
Luana Cândido (Guerra/Sesi) – Sub21 48kg
Mayons Brito (PJC) – Sub21 55kg
BRONZE
Gabriel Santos (PJC) – Sub15 48kg
Douglas Lopes (PJC) – Sub21 60kg
Mayons Brito (PJC) – Sênior 55kg
Jackeline Fragoso (PJC) – Sênior 63kg
DISPUTARAM BRONZE
Gabriel Ferreira (Kodokan) – Sub13 34kg
Luana Rodrigues (PJC) – Sub15 44kg
Iane Almeida (Guerra/Sesi) – Sub15 58kg
Héron Campos (PJC) – Sub15 64kg
Rafael Muraishi (Sesc) – Sub15 +64kg
Laert Mendes (Guerra/Sesi) – Sub21 60kg
Adson Jerônimo (PJC) – Sub21 81kg
Gustavo Lotti (PJC) – Sênior 100kg