Central de Atendimento à Família em Araguaína vai otimizar o atendimento aos Assistidos 

Central de Atendimento à Família em Araguaína vai otimizar o atendimento aos Assistidos 

Os atendimentos iniciais serão concentrados no órgão CAF, que passou a funcionar nesta segunda-feira, 11.
 
 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) busca atender a uma demanda cada vez mais expressiva pelos serviços da Instituição. Neste ano, apenas na área da família, foram mais de oito mil pessoas atendidas na comarca de Araguaína, a 370 km de Palmas, no Norte do Estado. Para dinamizar a agenda nesta área, passou a funcionar nesta segunda-feira, 11, a Central de Atendimento à Família (CAF) junto a 2ª Defensoria Pública de Família e Sucessões de Araguaína.

Os atendimentos iniciais serão concentrados no órgão de atuação CAF, que ajuizará todas as petições iniciais, o que levará à redução da quantidade de atendimentos das demais Defensorias da Família, que contam com quatro Defensores Públicos, em Araguaína. 

O reforço nos atendimentos deverá diminuir o tempo de espera para o agendamento do Assistido, de forma que ele seja atendido o mais rápido possível pela Instituição. O serviço terá atendimentos ao público das 7h às 15h, realizados por equipe com 11 pessoas, entre assessores, analistas jurídicos, assistentes de Defensoria e estagiários supervisionados. O titular do órgão, aprovado pela Resolução nº167 do Conselho Superior da DPE-TO, é o defensor público Rubismark Saraiva Martins.

Para ele, a sistemática de atendimento do CAF implementará uma nova racionalidade funcional frente à crescente demanda por atendimento na área de Famílias e Sucessões, “atendendo à expectativa da população quanto à qualidade e eficiência dos serviços da Defensoria Pública”.

Melhorias

Medidas importantes têm melhorado os serviços da DPE-TO, como a implantação desde 2014 do sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar), que prevê o atendimento agendado com dia e hora para o comparecimento do Assistido à Instituição.

Com a implantação do sistema, o Assistido só é atendido na hora marcada, e não por ordem de chegada como antes, não sendo necessária a chegada de pessoas antes da 7h da manhã nas sedes da Instituição.

 

(Keliane Vale)

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