A movimentação de pessoas em um supermercado em Araguaína foi uma aliada para aumentar as vendas do Bazar Três Pontos, projeto da DPE-TO – Defensoria Pública do Tocantins que incentiva a produção artesanal para remição da pena, geração de trabalho e renda para os reeducandos do sistema prisional. Os produtos estiveram em exposição na sexta-feira, 7, e destacaram a criatividade dos artesãos que produzem as peças.
Mesmo os clientes que não compraram os produtos, admiraram a beleza do trabalho, e se mostraram encantados com os tapetes em formato de coruja, gato, joaninha, leão e outros animais, e também com alguns modelos confeccionados com um tipo de linha de barbante com pelos.
O taxista Benanias Neres da Silva conheceu o projeto ao fazer as compras no supermercado. “Viemos conferir os produtos porque estavam muito bonitos nesta exposição, e a gente reconhece que é uma oportunidade de ocupar a mente dos presos; quando saírem eles estarão focados em algo melhor”, considerou.
As vendas também têm sido um sucesso, nestas quatro edições o Bazar arrecadou mais de R$5 mil, transformando as vendas antes escassas, realizadas pelas famílias dos detentos, em uma verdadeira causa que a população tem aprovado e contribuído.
Toda a renda proveniente das vendas das peças é integralmente repassada aos reeducandos que produzem para o Bazar, as mulheres encarceradas na Cadeia de Babaçulândia e os homens da Cadeia de Wanderlândia. Com o ganho proveniente das vendas, eles poderão adquirir materiais para produzir novas peças, custear alimentação complementar na unidade prisional, material de higiene pessoal, bem como garantir ajuda aos familiares.
Para a assistente social da DPE-TO, Maria Geovanísia Mendes, o Bazar tem sido uma vitrine para mostrar a produção artesanal dos reeducandos. “Esta é a quarta exposição e percebemos que cada vez mais eles estão se aperfeiçoando e inovando; a tendência é crescer e diversificar os produtos”, avaliou.
A parceria para a quarta exposição do Bazar Três Pontos foi firmada com o Supermercado Campelo. “A Diretoria apoiou o projeto, e em contrapartida, oportunizamos aos nossos clientes um espaço para conhecerem um produto diferenciado do que temos em estoque”, disse o gerente de marketing Gerlan Fontes.
(Keliane Vale)
Comments are closed.