Programa do Governo Federal, com execução da Prefeitura, beneficiou mais de 20 mil pessoas em 2014
O Programa Compra Direta atingiu a marca de 258 produtores cadastrados no início deste ano. Esse é o maior número de produtores inseridos no programa desde que foi implantado há 14 anos em Araguaína. Uma média de 18 toneladas de alimentos por semana é comprada diretamente desses produtores e distribuída para as 97 entidades cadastradas. A estimativa da Prefeitura de Araguaína é de que 20.317 pessoas foram beneficiadas em 2014 pelo programa.
O Compra Direta é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sendo executado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o secretário Josué Luz, a quantidade de produtores cadastrados atingiu esse número devido a várias mudanças que ocorreram nos últimos dois anos. “A principal mudança no programa para os produtores foi a credibilidade e segurança repassada para eles, tanto no momento da compra como também na forma de pagamento dos alimentos”, destacou.
Houve a informatização de todos os processos do programa; a prestação de contas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é feita semanalmente; os produtores recebem via cartão, o que diminuiu o tempo para pagamento – antes era de até 90 dias para receber do Município, hoje o prazo caiu para até 25 dias.
Os produtores tem apoio técnico e operacional para aumentar a sua produção e ter uma melhoria na qualidade dos alimentos ofertados. “Isso tudo beneficiou diretamente os produtores, tendo como consequência direta o aumento de 50% da produção deles”, explicou o secretário.
Produtores
Para os produtores, os benefícios gerados pelo Compra Direta também gerou outras melhorias. O agricultor Alex Vasconcelos Sodré, que tem a plantação de banana e mamão no município de Aragominas, está cadastrado no programa há três anos e mudou a sua forma de produção.
“Fico preocupado com a qualidade na produção do meu produto, a banana e o mamão. Tanto na hora do plantio, colheita até a entrega deles, penso sempre na qualidade. É o que planto que vai para a mesa do povo”, comentou Sodré. O agricultor produz 30 caixas por semana de banana, uma média de 600 kg.
Outra vantagem do programa destacada pelo agricultor Domingos Neto dos Santos, também do município de Aragominas, é que não há atravessador para os seus produtos. “A gente vende direto para o programa, o dinheiro já vem direto para a nossa conta. É 100% melhor pra gente, pois o lucro é maior pra nós”, afirmou Santos. O agricultor produz berinjela, milho e pimentão. Santos tem uma produção média por semana de 100 caixas de pimentão, cerca de quatro mil espigas de milho e 200 kg de berinjela.
Compra Direta
O Compra Direta é voltado para agricultura familiar, representando um grande benefício para os produtores rurais do Município, pois é a certeza da comercialização dos seus produtos a preços justos. Além disso, o programa contribui para a redução da desnutrição alimentar nas camadas mais carentes da população. Os produtos adquiridos no Compra Direta são doados para 97 instituições em Araguaína, entre entidades filantrópicas, como a Casa Tranoi e Casa do Idoso, escolas e creches municipais.
O programa abrange 10 cidades, além de Araguaína. O local de entrega dos produtos é o Centro de Recebimento e Distribuição, localizado no Setor Cimba, em frente ao Centro de Atividades do Trabalhador (CAT). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (63) 3414-7457.
(Joselita Matos/Foto: Leila Mel)