Delegadas que fazem história em Araguaína recebem homenagem de Marcus Marcelo na Assembleia

Delegadas que fazem história em Araguaína recebem homenagem de Marcus Marcelo na Assembleia

Em reconhecimento ao trabalho de combate à violência doméstica e ao feminicídio em Araguaína, as delegadas Sarah Lilian de Souza Rezende e Ana Maria Barros Varjal foram homenageadas pelo deputado estadual Marcus Marcelo, na sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 13, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.

O trabalho delas na 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Araguaína resultou em um marco significativo para a cidade que está há quase dois anos sem registrar casos de feminicídio, reflexo de ações integradas de prevenção e proteção às vítimas de violência.

Durante a cerimônia, o deputado entregou às profissionais o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, e destacou o papel das delegadas, que têm sido peças-chave na construção de um ambiente mais seguro para as mulheres da cidade.

“Me chamou a atenção o trabalho dessas mulheres que têm feito a diferença e trazido resultado para o Tocantins, eu quero parabenizá-las e dizer o quanto são importantes no combate à violência doméstica e no fortalecimento das políticas de proteção às mulheres. Na condição de deputado, é uma honra participar de um evento como esse e continuarei com uma atuação e olhar de valorização, em prol da igualdade de direitos e de espaços”, afirmou Marcus Marcelo.

Sobre as delegadas

Natural de Vianópolis (GO), Sarah Lilian de Souza Rezende desde 2017, ocupa a titularidade da 3ª DEAM de Araguaína e, em conjunto com a Dra. Ana Maria Barros Varjal, idealizou o Projeto Fênix, uma ação que atende mulheres vítimas de violência nos bairros mais afetados de Araguaína e a Caminhada Agosto Lilás, um evento que reúne a comunidade para conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, com a participação de cerca de 800 pessoas.

Sarah é formada em Direito pela PUC-GO (2005), professora de Direito Penal e Criminologia na Facit e ainda autora do livro “Assassinos em Série: Doentes ou Criminosos?”. Ela tem se destacado pela sua atuação nas Delegacias de Vulneráveis e de Menor Potencial Ofensivo de Araguaína. Além disso, foi presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins entre 2020 e 2021.

A delegada Sarah Lilian também enfatizou a relevância do reconhecimento ao trabalho policial. “Essa homenagem é uma resposta ao trabalho realizado pela Delegacia da Mulher e pela Polícia Civil, que resultou em 21 meses sem feminicídios no município, em que passamos a investir também na prevenção, levando palestras às escolas e órgãos públicos, conscientizando a população. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, explicou.

Natural do estado de Pernambuco, Ana Maria Barros Varjal é graduada em Direito (2012), com pós-graduação em “Gestão e Segurança Pública” e especialização em “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. Desde 2019, ocupa o cargo de Delegada Titular da 3ª DEAM em Araguaína, além de exercer funções na 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Araguaína e na 23ª Delegacia de Polícia de Araguanã.

Em 2023, recebeu o título de Cidadã Araguainense pela Câmara Municipal de Araguaína, e agora, o Diploma Mulher-Cidadã da Assembleia Legislativa. “Sou delegada regional há cinco anos e a única mulher a ocupar esse cargo no Estado. Tenho muito orgulho da profissão que exerço e desejo inspirar outras mulheres a ingressarem na Polícia Civil. Agradeço a homenagem do deputado Marcus Marcelo e espero que, no próximo ano, mais mulheres da Segurança Pública sejam reconhecidas”, finalizou a delegada Ana Maria.

Fazer um comentario