No Dia Mundial da Saúde Digestiva, especialista orienta sobre os sintomas mais comuns que demandam uma avaliação médica detalhada
A saúde do nosso estômago e intestinos é essencial para uma boa digestão e o funcionamento adequado do organismo, influenciando diretamente na qualidade de vida.
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus compõem o sistema digestivo, que é responsável pela digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.
E para ajudar a conscientizar a população sobre a prevenção das doenças gastrointestinais, o dia 29 de maio foi escolhido para marcar o Dia Mundial da Saúde Digestiva.
Sinais de alerta
O gastroenterologista é o médico especialista que diagnostica, trata e acompanha os pacientes que possuem doenças que afetam o sistema digestório.
De acordo com Bárbara de Morais Borba, médica gastroenterologista no Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), existem alguns sinais bastante comuns que devem motivar a população a procurar por um especialista.
“Mau hálito constante, mesmo após escovar os dentes, dor abdominal persistente, azia frequente, arrotos excessivos, náuseas, refluxo, vômitos, alterações no hábito intestinal, como diarréia ou constipação, ou ainda a presença de sangue nas fezes são sintomas que, juntos ou isolados, podem indicar a necessidade de uma avaliação especializada para um diagnóstico preciso e tratamento adequado”, destaca a gastroenterologista.
Onde procurar tratamento gratuito?
O AME, unidade gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), oferece atendimento público e gratuito com gastroenterologista.
Neste serviço, os pacientes podem fazer consultas, exames e acompanhamento médico para diagnosticar e tratar doenças digestivas.
Para ser atendido no AME, é necessário um encaminhamento prévio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Portanto, o atendimento inicial deve ocorrer na UBS, que encaminha o paciente para a Central de Regulação do Município.
Sobre o AME
O Ambulatório Municipal de Especialidades presta assistência médica para os quadros clínicos de baixa complexidade mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal, via solicitação de uma Unidade Básica de Saúde. A unidade é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC, oferecendo atendimento para 11 especialidades e mais de 10 tipos de exames de imagem e laboratorial de baixa e média complexidade.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste, e a segunda da América Latina, a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo de Acreditação Diamante da Qmentum Internacional.
Atualizado em 29/05/2024 por Redação