Encontro para MEIs atrai dezenas de empreendedores de Araguaína

Cerca de mil empresários de vários setores participaram do evento

Um evento que abriu os olhos e a maneira de enfrentar uma crise. Foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira, 26, no Tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína, durante o 1º Encontro de Microempreendedores Individuais, intitulado de “Mil MEI”, promovido pelo Sebrae, tendo como parceiros a Prefeitura de Araguaína, Sindicato Rural e Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).

O marceneiro João Alberto Milhomem foi um dos microempreendedores que prestigiou o evento e saiu do local com outra visão para o seu negócio. “Pra mim foi uma das melhores palestras que já assisti. Trabalho na área de móveis planejados. Estou em um momento de transição, de desenvolvimento e tal, e eu estava precisando de um norte”, explicou. “Pra mim o que eu vejo, na verdade, se você não tiver organização, nós não vamos pra frente. Então, hoje nós temos que nos organizar e também fazer o planejamento. Eu tenho uma grande dificuldade nessa área, mas agora vou me organizar”, completou visando o futuro do seu negócio.

Outro empreendedor que também participou do encontro foi o eletricista Francivaldo Lopes de Oliveira. “Uma palestra muito boa que abre seus olhos para o campo motivacional. Ela motiva a gente, a nos manter no ramo, não desistir, e a gente precisa desse espírito novo de estar sendo renovado”, disse Oliveira.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, destacou a importância da instituição em promover o desenvolvimento da economia e também incentivar os microempreendedores. “Araguaína tem seis mil microempreendedores individuais, são os pequenos negócios que consolidam a economia e fazem de Araguaína a cidade mais dinâmica economicamente do Estado do Tocantins. Esperamos com isso colher os resultados no sentido de que os microempreendedores de Araguaína, a partir de hoje, despertem para essa necessidade de inovar”, disse.

Hennemann proferiu a palestra “O tanto que é bom empreender”. Ele explicou aos empreendedores como enfrentar uma crise, as oportunidades que aparecem e aproveitá-las, mostrando que é válido correr riscos, mas para isso tem que ter uma rede de contatos, ter planejamento, ter persistência e inovar.

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, acompanhou o encontro e destacou a parceria com o Sebrae. “A instituição está presente em praticamente todas as ações quando se fala em desenvolvimento econômico do nosso município, então tudo que fazemos sempre tem um pedacinho junto com o Sebrae. É assim desde as pequenas até as maiores propostas”, explicou Dimas.

Aplicativo EU SOMEI

Durante o evento, foi lançado o aplicativo EU SOMEI, criado pelo Sebrae diante do grande número de serviços e produtos oferecidos pelos MEIs do Tocantins, e da necessidade destes fornecedores serem localizados pelos clientes. Através do aplicativo gratuito para smartphones, o empreendedor individual pode se cadastrar gratuitamente e de forma simples e rápida divulgar todos os seus produtos e serviços. E o cliente localiza com agilidade o prestador de serviço que possa lhe atender por localização geográfica e atividade. Toda essa facilidade também está disponível no site http://www.eusomei.com.br/.

Diagnóstico Florestas Plantadas

Hoje à noite, dia 27, a partir das 19 horas, também no Tatersal, o Sebrae promove outro encontro, direcionado para produtores da região ou empreendedores interessados em investir na área de florestas plantadas. Será realizado o Encontro Estadual sobre Florestas Plantadas.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre esta atividade econômica, apresentando casos de sucesso na cultura do eucalipto e da seringueira no Tocantins. Além disso, o Sebrae apresentará o Diagnóstico de Florestas Plantadas do Estado do Tocantins.

(Joselita Matos)

Fazer um comentario