O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela Lei nº 7.488/1986, conscientiza a população sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de abandonar o hábito.
O médico pneumologista Emanuell Felipe Silva Lima, do HDT-UFT/Ebserh, explica que, apesar dos avanços nas políticas de controle, o cigarro continua sendo um dos principais fatores de risco para doenças respiratórias graves, como câncer de pulmão, enfisema e bronquite crônica. “O tabagismo também aumenta o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Em 2025, ainda é importante falar sobre isso porque o tabagismo continua a ser um problema de saúde pública significativo, especialmente entre os jovens e as populações vulneráveis”, alerta.
O HDT oferece consultas de aconselhamento individualizado com pneumologistas e outros profissionais de saúde, grupos de apoio para pessoas que desejam parar de fumar, terapia de reposição de nicotina e outros medicamentos para ajudar a gerenciar os sintomas de abstinência, educação sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar e acompanhamento e monitoramento para ajudar os pacientes a se manterem no caminho certo, de acordo com o especialista. “O combate ao tabagismo é uma questão de saúde pública. Campanhas como essa ajudam a salvar vidas ao incentivar a prevenção e oferecer caminhos para quem quer mudar”, destaca.
Lima também alerta: “No HDT, são atendidos e tratados pacientes com doenças respiratórias crônicas que são exacerbadas pelo tabagismo. A dependência à nicotina também aumenta a frequência e a gravidade das exacerbações, o que pode levar a hospitalizações mais frequentes e prolongadas. Vale ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o tabagismo não é apenas um hábito, mas sim uma doença crônica que precisa ser tratada e cessada o mais rápido possível, bem como obesidade, alcoolismo, diabetes e tantas outras enfermidades”, conclui.
(Alexsandra Jácome)
Atualizado em 28/08/2025 por Redação


