Na oficina, também será feita a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Araguaína e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a elaboração de um estudo e viabilidade econômico do pátio da ferrovia e a Zona de Processamento e Exportação (ZPE).
O Governo do Estado, dentro do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), firmou contrato com o consórcio de empresas para elaboração do Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul. Com isto, está promovendo oficinas nos municípios sedes dos pátios da ferrovia: Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína e Aguiarnópolis.
Durante a oficina, serão apresentados os dados preliminares sobre a ferrovia, um apanhado dos seis pátios. Em seguida, os participantes da oficina serão estimulados para apresentarem as demandas da região onde está instalado o pátio, verificando os pontos fortes e fracos.
Depois desse processo, será feita a Carteira de Negócios que vai ser desenvolvida ao longo do projeto, apontando quais os negócios que efetivamente poderão ser criados, a partir do uso da ferrovia.
Após a oficina, será feito o diagnóstico primário, ou seja, um levantamento sobre as condições socioeconômicas, ambientais e de infraestrutura da região de interesse, formulando estratégicas de desenvolvimento ao longo da Ferrovia Norte-Sul.