IARA: Prefeitura de Araguaína atualiza e amplia atendimento virtual ao cidadão

IARA: Prefeitura de Araguaína atualiza e amplia atendimento virtual ao cidadão

Ferramenta reúne serviços públicos municipais e essenciais pelo WhatsApp

Para facilitar o atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Araguaína ampliou o menu de serviços ofertados virtualmente por meio do Atende Bem, que agora se chama IAra (Inteligência Artificial da Prefeitura de Araguaína).

A atualização permite interações mais naturais com a ferramenta e permite que o usuário faça perguntas abertas e receba respostas precisas sem a necessidade de navegar por menus complexos, com a possibilidade também de ser encaminhado para um atendimento realizado por servidores municipais. Além disso, o sistema é acessível para pessoas com deficiência, oferecendo suporte a leitores de tela.

“A IAra oferta serviços ágeis, personalizados e seguros, respeitando integralmente a Lei Geral Proteção de Dados, por isso é bastante segura”, ressalta Fabiano Souza, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O canal centraliza informações e serviços das principais secretarias municipais, atendendo 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço atualizado e ampliado pode ser acessado por meio do Whatsapp (63) 3412-5572.

A ferramenta também está disponível no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br), clicando no ícone de Whatsapp no canto superior direito da tela.

Do Atende Bem a IAra

Lançado em novembro de 2023, o Atende Bem era baseado em um sistema de Unidade de Resposta Audível (URA) que permitia interações por meio de menus pré-definidos. 

Embora eficiente, o modelo limitava a comunicação com os cidadãos. Com a chegada da Iara, em abril de 2024, houve uma transição para uma plataforma mais inteligente. Desde sua implementação, o volume de atendimentos aumentou expressivamente, passando de 30.434 atendimentos no Atende Bem para 71.004 atendimentos pela IAra até dezembro de 2024.

Serviços oferecidos

O sistema oferece uma experiência de atendimento ágil, personalizada e eficiente. A população pode acessar serviços das seguintes secretarias, fundações e autarquias:Secretaria da Assistência Social (SEMAS)

  • Secretaria de Habitação (SEHAB)
  • Secretaria da Educação (SEMED)
  • Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
  • Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA)
  • Secretaria do Meio Ambiente (SEDEMAT)
  • Secretaria da Saúde (SEMUS)
  • Secretaria da Mulher (SEMUL)
  • Secretaria do Planejamento (SEPLAN)
  • Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer (SEMECL)
  • Departamento Municipal de Postura e Edificações (DEMUPE)
  • Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT)
  • Procuradoria Geral
  • Fundação Municipal de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC)

Os serviços ofertados incluem informações sobre impostos municipais, fiscalização tributária, emissão de guias e pagamentos, consulta de débitos e orientações gerais sobre tributos.

Também estão disponíveis atendimentos relacionados a programas habitacionais, cadastro em benefícios sociais, matrículas escolares, informações sobre vagas, calendário letivo, denúncias ambientais, fiscalização sanitária e questões relacionadas à defesa civil. 

Além disso, o sistema auxilia em demandas, como poda de vegetação, coleta de resíduos, apoio a mulheres em situação de violência, informações sobre eventos culturais e esportivos, entre outras áreas.

“A ferramenta também contribui para um melhor gerenciamento interno, já que o registro de atendimentos em protocolos permite mais controle e análise dos serviços prestados, otimizando o trabalho das equipes municipais”, destaca Fabiano.

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