A comida tem nomes de cantores e bandas da época e o ambiente reproduz o estilo
Peça um hambúrguer Rolling Stones, um The Beatles ou Cold Play. Depois, ligue o som e bom apetite. Isso mesmo: você está nos anos 60 e 70, ou melhor, no ambiente King of Rock (Rei do Rock). Em Araguaína, as irmãs e empresárias Delviene Francisca Machado e Maira Francisca, montaram uma lanchonete, a Discoburguer, que vem chamando a atenção do araguainense. Tudo no local foi planejado cuidadosamente para reproduzir com fidelidade essas décadas, principalmente com relação à culinária e à cultura musical da época.
No interior da lanchonete, os móveis têm formato de um disco musical. Nas paredes, quadros de pinup (pinap), que são pinturas de mulheres com vestimentas da época, como as das funcionárias do local, que também seguem a tendência.
Os sanduíches levam os nomes de cantores, bandas e artistas famosos daqueles anos, como Jin Hendrix, Marilin Monroe, Rolling Stones, Bee Gees, The Beatles, Zed Zepelin, Cold Play, dentre outros. Dentro dos hambúrgueres gigantes, como eram feitos nas duas décadas, o cliente encontra extensa e variada lista de ingredientes e segue exatamente cardápio utilizado naquele tempo. Os produtos que não são encontrados em Araguaína são comprados em São Paulo. Além dos sanduíches, o local oferece crepes, porções diversas, sucos, milk-shakes, panquecas e caldos.
Atendimento diferenciado
O cliente, ao escolher o prato, não precisa levantar a mão nem chamar as garçonetes, basta apenas apertar o botão de um aceno digital disponível em cima de cada mesa. O número do pedido logo aparece num painel eletrônico e é atendido pelas elegantes moças vestidas com roupas de bolinhas.
Enquanto isso, as músicas que tocam são as mesmas dos cantores e bandas que levam os nomes dos hambúrgueres. Assim, o ambiente dá ao cliente a sensação de que está revivendo o tempo áureo do rock e do saudosismo romântico.
A estudante de Direito, Eliane Dias, diz que ficou impressionada com o estilo da lanchonete. “Nossa! A comida é ótima, atendimento perfeito e tudo lembra uma época que deixou saudades”, disse.
Quando e como surgiu a ideia?
As empresárias afirmam que ideia de apostar em um novo negócio começou há dois anos, depois de muita pesquisa, principalmente feita pela internet. “Estudamos o gosto musical da época, a cultura, as tendências e os cardápios. No início relutamos porque estamos numa região em que predomina a música sertaneja. Mas a gente decidiu arriscar, fazer o que os outros não faziam e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse Delviene.
Investimentos
Antes de montar o Discoburguer, as empresárias tinham uma pequena lanchonete no centro da cidade. Mas, segundo elas, o negócio não avançava. Foi aí que resolveram mudar o estabelecimento para uma das casas delas. A residência foi totalmente reformada, ampliada e decorada para a implantação do novo empreendimento, que custou até agora cerca de 150 mil reais, dinheiro que veio das próprias economias.
“Fizemos uma aposta arriscada, mas deu certo. A repercussão foi grande e o número de clientes aumenta a cada dia. Só no Facebook temos mais de 3 mil seguidores que frequentam o Discoburguer”, disse Delviene Francisca.
Projeto de expansão
O negócio deu tão certo que as empresárias já pensam em franquiar o Discoburguer. Além disso, o prédio vai passar por outra reforma para ampliar o atendimento. Também, em junho deste ano, Delviene e a irmã viajam para a cidade de Madri, na Espanha, onde vão conhecer novos pratos. “Vamos buscar novidades, queremos inovar ainda mais”, disse a empresária.
Onde fica e horário de funcionamento
O Discoburguer fica na Avenida Filadélfia, Vila Patrocínio, e funciona de quarta à segunda-feira, a partir das 17h30 às 00h. Telefones de contato (63) 3412-4339, 9265-1707 e 9209-2959.
(Alberto Rocha/Fotos: Leila Mel)