Leandro Barbosa fundou uma perfumaria na cidade em 2011 e tem um crescimento de 35% ao ano
Conhecida como a Capital Econômica do Tocantins, Araguaína atrai pessoas de diversas localidades e cresce a cada ano, tanto em população quanto na área socioeconômica. Só de microempreendedores individuais, a cidade tem mais de cinco mil formalizados. Para o empresário do ramo de perfumaria Leandro Barbosa, “Araguaína é uma terra de oportunidades”.
Desde 2011, quando fundou sua própria empresa, ela cresce 35% ao ano em relação à carteira de clientes. “Araguaína tem espaço para todos. Você só precisa gostar do que faz, se capacitar todos os dias, qualificar seus funcionários e atender bem o seu cliente. O resto, a cidade te oferece”, disse Barbosa.
Oportunidade
Leandro Barbosa veio de Taguatinga, na região sudeste do Tocantins, em 2010, por causa de um processo seletivo de emprego. Chegando à cidade, começou a trabalhar dentro de um programa que acompanhava ações dos empreendedores locais. Barbosa percebeu também que poderia ter o seu próprio negócio.
Na mesma época, conheceu Domingas Alves, que vendia perfumes, e hoje é sua esposa e sócia. Junto com ela, analisaram a possibilidade de abrir um negócio, pois viram que a cidade podia ampliar seus horizontes. “Vimos lojas de cosméticos com perfumes, mas não uma loja específica só para perfumes.
“O araguainense gosta de coisa boa, é vaidoso, e percebemos que poderíamos abrir um negócio nesse ramo. Fizemos várias viagens para conhecer perfumarias e trazer o melhor para Araguaína”, explicou o empresário.
Crescimento acima da média
E depois de definido qual ramo para criar a sua empresa, Barbosa partiu para a capacitação. Assim, em 2011 abriu a sua perfumaria, com uma loja no centro da cidade. Três anos depois, mudou o endereço da loja, saindo de um estabelecimento que tinha 20 metros quadrados para um maior, com 50 metros quadrados.
Hoje, a perfumaria conta com mais de 100 fragrâncias de perfumes importados. O empresário também ampliou o seu negócio, inserindo produtos de maquiagem, linha de cosméticos para o corpo, estúdio de Make-Up e designer de sobrancelhas, além de implantar uma loja virtual, chat on-line e perfis nas redes sociais.
Assim, atende clientes não apenas na cidade, mas também na região e de outros estados, como Pará, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Barbosa, a sua carteira de clientes tem uma média de aumento de 35% a cada ano, enquanto a Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresenta crescimento médio de 10% ao ano.
“Acredito que a cidade ainda tem muito mais a oferecer para quem quer investir nela”, finalizou.
(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)