Depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa e se tornar Lei Estadual, o título foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e publicada no Diário Oficial
27 de setembro de 2023. A data é mais um marco na história de Araguaína, porque, oficialmente, a cidade ganha um novo brasão com o reconhecido título de Capital Econômica do Tocantins. No dia 18 de julho deste ano, a Lei Estadual 4.200 oficializou a nova marca no Tocantins e, nos dias 25 e 26 de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Araguaína, institucionalizando o novo brasão no município.
A Lei Municipal 3419, de 27 de setembro de 2023, está publicada no Diário Oficial do Município nº 2.881. A partir de agora, cria-se uma política de comunicação do município e não apenas dessa gestão. A marca passará a ser usada nos documentos oficiais institucionais, sites e na identificação de projetos e obras públicas permanentes.
“Reconhecimento, essa é a palavra. Há décadas que Araguaína cresce, recebe investimentos públicos e privados e se desenvolve de maneira impressionante, se tornando uma referência para uma grande região, superando, inclusive, cidades maiores de outros estados. Essa é uma conquista dos cidadãos, dos trabalhadores, dos empresários e dos servidores públicos. Todos têm uma participação fundamental nesse marco e estamos muito felizes com isso”, conta o prefeito Wagner Rodrigues.
A lei que outorgou a denominação em definitivo para Araguaína foi resultado de iniciativa legislativa do deputado estadual Marcus Marcelo, ex-vice-prefeito de Araguaína.
Modernização
O brasão oficial foi modernizado com a manutenção do conceito original criado com a cidade, mas com o acréscimo do título. A marca, então, é composta pela bandeira oficial da cidade e, abaixo dela, os dizeres “Prefeitura de Araguaína” seguida, logo abaixo, de “Capital Econômica do Tocantins”.
Documentos oficiais
A partir de agora, todos os documentos oficiais do município, seja de circulação interna entre as secretarias e autarquias, de comunicação com as demais entidades externas públicas e privadas, e os enviados aos cidadãos e contribuintes, trarão o novo brasão como forma de oficialização. As placas de identificação das obras da Prefeitura também trarão a marca.
(Ricardo Sottero)
Atualizado em 29/09/2023 por Redação