Os prefeitos dos municípios tocantinenses vão comparecer ao Palácio Araguaia na manhã desta sexta-feira, 28, para firmar o termo de adesão ao Programa Pró-Município, que vai reconstruir cinco milhões de metros quadrados de asfalto em ruas e avenidas de todos os municípios do Estado. Segundo informações da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), o investimento, de cerca de R$ 78 milhões, será rateado entre os municípios conforme a população de cada localidade e obedecendo as prioridades elencadas pelos gestores municipais.
O prefeito de Paraíso, Moises Avelino, aprovou a iniciativa do governo estadual. “O Pró-Município é muito importante, uma vez que não temos condições de atender às demandas de nossa cidade de 520 mil metros quadrados de malha viária urbana que precisa ser recuperada. Esperamos com essa iniciativa resgatar nossas ruas e avenidas, restaurando todos os setores, priorizando os pontos mais críticos”, afirmou.
Em Porto Nacional, onde a malha de infraestrutura urbana ultrapassa os 700 mil metros quadrados, pelo menos 450 mil devem ser recuperados, afirmou o prefeito Otoniel Andrade. “Conheço bem os problemas que todos os nossos municípios estão vivendo e quero cumprimentar o Governador Siqueira Campos por essa demonstração de governo municipalista, pelas importantes obras que vão chegar a Porto Nacional e a todos os municípios do Estado porque, com os nossos recursos, não temos condições de recuperar”, destacou.
O presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio e prefeito de Axixá, Auri-Wulange, disse que o Governador mostra visão empreendedora com a iniciativa de criar o Pró-Município. “Siqueira Campos, estadista que é, nos engrandece com essa obra, demonstrando sensibilidade e sintonia com as reais necessidades dos nossos municípios e vem resolver de uma vez por todas nossa demanda por uma mobilidade urbana mais digna nessa ação, que já está sendo comemorada não somente pelos prefeitos aqui do Bico, como também pela população”, disse.
Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, as parcerias com o governo do Estado são fundamentais para reestruturar a cidade. “Temos uma situação ainda caótica em grande parte de nossas vias, infelizmente. Bairros inteiros precisam ser recuperados. A cidade tem uma infraestrutura antiga e deficiente que não teve manutenção adequada, em sucessivas administrações municipais. O desafio é grande e o Pró-Município é decisivo neste momento”, garantiu.
A expectativa é que, com a assinatura do termo de adesão por parte dos prefeitos, tenham início as obras de recuperação da pavimentação asfáltica urbana. Serão 25 frentes atuando simultaneamente para contemplar todas as regiões do Estado. O evento está marcado para às 10h, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
(Giuliano Germano/Foto: Márcio Vieira)