Solenidade será nesta sexta-feira, 31, às 15 horas, no Parque Cimba; com o novo veículo, o Município irá operar com quatro ambulâncias e três motolâncias
A Prefeitura de Araguaína entrega nesta sexta-feira, 28, às 15 horas, no Parque Cimba, nova viatura de atendimento avançado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante solenidade de comemoração dos 12 anos do serviço na cidade. Com a chegada do veículo, o Município contará com quatro ambulâncias, duas unidades básicas, uma avançada e uma reserva, além de três motolâncias.
Os investimentos da Prefeitura vêm beneficiando a renovação da frota do SAMU. Nos últimos quatro anos, esta é a segunda viatura que o SAMU recebe para realizar o serviço em Araguaína. Em 2015, foi entregue uma ambulância de suporte básico; no mesmo ano, foram entregues as motolâncias, únicas no Estado do Tocantins.
.
A unidade avançada que será entregue conta com equipe médica completa: técnico em enfermagem, enfermeiro, médico e condutor. As unidades básicas contam com técnico em enfermagem, enfermeiro e condutor.
De acordo com o diretor administrativo do SAMU, Alcides Filho Rodrigues, além de agilizar nos atendimentos a acidentes ou outras solicitações de urgência, a chegada da nova viatura significa economia. “Com o veículo novo, as revisões serão apenas preventivas. Além disso, teremos todo o suporte de material avançado”, frisou.
Atendimentos
Com dados do SAMU, em 2016, a unidade recebeu 8.667 chamadas, com 5.218 atendimentos. São realizados em média por mês, 135 atendimentos, nos quais as viaturas prestam socorro em diversos tipos de ocorrências.
De acordo com o SAMU, em 2016, foram registradas 1.628 ligações que eram trotes, o que representa 18,78% do total. Os trotes, além de atrasar os atendimentos de pessoas que realmente precisam, trazem custos com o deslocamento de equipes.
SAMU
O SAMU atua em Araguaína desde 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal. A equipe multiprofissional do SAMU, que atua em serviços de urgência e emergência em Araguaína e região (20 km no entorno) é composta por 87 profissionais, desses 18 são médicos.
(Gláucia Mendes)