Os alunos fazem parte dos mais de 80 alunos, com idade entre 6 e 17 anos, beneficiados pelas aulas de karatê das unidades do CRAS do Setor Maracanã, Vila Patrocínio e Setor Céu Azul. Como é o caso de Vinícius Santos, de 13 anos, que pratica o esporte há pouco mais de seis meses. Ele estava no evento para trocar de faixa branca para a amarela. “Meu primo fazia karatê, fiquei sabendo que tinha um CRAS lá perto de casa, eu acho o esporte importante pra saúde, condicionamento físico e aprender a se defender”, explicou Vinícius.
Para o professor de karatê e acadêmico do curso de Educação Física Douglas Abreu, o esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. “O karatê tem um significado muito grande, porque eleva a autoestima dos praticantes e ajuda o aluno a lidar com os problemas do cotidiano. O esporte contribui não só para o desenvolvimento físico, mas para o emocional da criança, potencializando assim o ambiente social próprio entre eles, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, trazendo também a lealdade e respeito para cada um deles”, enfatizou Douglas.
A superintendente do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, fala da importância do CRAS para as crianças. “Há três anos essas crianças participam das modalidades esportivas dentro do CRAS e esse é o resultado desse trabalho. Todos os anos fazemos essa troca de faixas e também a entrega do certificado da Federação Tocantinense de Karatê. Essas crianças poderiam estar na rua, mas estão participando de atividades esportivas”, explicou a superintendente.
O esporte
Karatê é uma arte marcial e sistema de autodefesa. O nome refere-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Através da árdua prática e treinamento, o esporte desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.
A ordem de cores das faixas em nível crescente é: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta.