Os idosos do Cantinho do Vovô de Araguaína tiveram uma manhã especial nesta segunda-feira, 11 de maio. Cerca de 40 alunos do primeiro período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT promoveram um café da manhã especial com direito a encenação teatral e forró.
Sob a coordenação das professoras Garithuzy Macedo Oliveira e Eliana Andrade, os acadêmicos desenvolveram atividades de educação e saúde bucal para os idosos dentro da disciplina de Clínica Odontológica I. Mas antes das informações, os alunos montaram uma mesa completa com bolos, sucos, pães de queijo e frutas e auxiliaram os residentes do Cantinho do Vovô na primeira refeição do dia. Depois, eles doaram fraldas geriátricas e luvas de procedimento para os colaboradores da casa.
De acordo com a professora Garithuzzy, a ideia da ação é justamente promover o contato do aluno com os pacientes idosos. “Aqui, na verdade, a gente trabalha a educação de forma lúdica, é uma forma de ensino também porque eles demandam uma atenção especial”.
Mas a atividade só acontece após um planejamento, conforme esclarece a professora Eliana. “Fazemos uma visita técnica antes com todos os alunos para que eles conheçam a realidade com que vão lidar, se organizem e dividam as equipes de atividades”.
Após o café da manhã, cerca de 10 idosos foram levados para a sombra de uma grande árvore para acompanhar o teatro encenado pelos próprios alunos, com auxílio das professoras. Eles falaram sobre a importância da escovação das próteses dentárias, língua e atenção especial com a diabetes ou outras doenças.
Seu Zacarias Tavares Sousa acompanhou tudo de perto. Há sete anos no Cantinho do Vovô, ele garante que leva a saúde bucal a sério. “Mas agora eu vou levar mais a sério ainda. Eu nunca tinha visto um teatro como esse e achei muito bom”.
Para a enfermeira responsável pela entidade, Michele Ventura Costa, a iniciativa da FACIT é muito mais que válida porque também colabora no convívio social dos idosos. “Eles adoram! Isso afeta bastante o emocional deles, que acaba refletindo positivamente na saúde. Eles absorvem bem as dicas dadas pelos alunos e a gente se encarrega de dar continuidade a isso”, contou a enfermeira. No fim, ao som da sanfona do Seu Henrique, os alunos aproveitaram o clima de alegria para dançar um forró, com direito a puxar alguns residentes para o xote!