Saiba quais são os serviços relacionados à conta de energia elétrica 

Tarifa social, consulta de débitos, conta no email ou alteração da data de vencimento são alguns serviços oferecidos pela Celtins


A segunda via da conta pode ser obtida pelo site, telefone ou agência de atendimento

Para garantir a comodidade de seus clientes, a Celtins disponibiliza alternativas para receber, pagar ou solicitar informações sobre a conta de energia elétrica. Qualquer alteração pode ser feita pelo site, call center ou no atendimento presencial e a recomendação é que o consumidor tenha sempre em mãos os documentos pessoais e o número da unidade consumidora.

Um dos serviços mais solicitados, a segunda via da conta pode ser obtida tanto pelo site www.celtins.com.br, quanto pelo 0800 721 3330ou nas agências de atendimento. Contudo, conforme esclarece Celma Moreira, analista de Clientes da Celtins, o serviço é cobrado. “Isso acontece muitas vezes porque o cliente não possui uma caixa de correios ou algo parecido para que o leiturista deposite a conta. E nestes casos, a fatura se perde por inúmeras razões”. Para evitar estes problemas, a Celtins orienta que o consumidor instale qualquer tipo de caixa para proteger a conta da chuva, vento ou da ação de animais. 

Débitos, consultas e email

Para saber se há pendências junto à Celtins, o consumidor pode fazer a consulta de débitos pelo 0800 721 3330 ou no atendimento presencial. No site da concessionária também há o serviço, contudo é preciso informar o número da unidade consumidora. “E quando o cliente já não mora mais em uma determinada casa, ele não se recorda do número. E acontece de haver débitos de outras residências”, ressalta Celma.

O cliente também pode solicitar a conta de energia elétrica por email, fazendo o cadastro por telefone ou pessoalmente na agência. Neste caso, ele não recebe mais a fatura em papel. Já o débito automático em conta bancária deve ser solicitado à instituição financeira, que solicita o cadastro do cliente à Celtins.

Data de vencimento 

De acordo com a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a concessionária pode disponibilizar mais de uma data para vencimento da fatura. A Celtins oferece seis opções para o consumidor – 02, 07, 12, 17, 22 e 27 – e que também devem ser pedidas pelo 0800 ou presencialmente. Contudo, a alteração da data só pode ser feita uma vez ao ano.

Tarifa social

Os clientes que recebem algum benefício social do Governo Federal podem ser enquadrados na tarifa social da Celtins. Conforme o consumo da residência, há faixas de descontos determinadas pelo Governo Federal:

– De 0 a 30 kWh de consumo ao mês – desconto de 65%

– De 30 a 100 Kwh de consumo ao mês – desconto de 40%

– De 100 a 220 Kwh de consumo ao mês – desconto de 10%

– Acima de 220 Kwh – não há desconto

O Governo do Estado do Tocantins também isenta os consumidores de baixa renda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS até o consumo de 200 kWh por mês. Para se cadastrar, é preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), Cartão do Bolsa Família ou o Número de Inscrição Social ativo e um comprovante de saque. A solicitação pode ser feita pelo 0800 721 3330 ou nas agências de atendimento da Celtins

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