Saúde prorroga prazo para vacinação contra polio e sarampo

Os pais que ainda não levaram seus filhos têm até o dia 31 de dezembro para regularizar os cartões de vacinação das crianças

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo foi prorrogada até o próximo dia 31 de dezembro. O Município pretende imunizar 12.589 crianças contra polio e 11.028 contra sarampo. Até o último levantamento realizado nesta sexta, cerca de 90% do público-alvo da pólio já tinha sido imunizado, e 88% estão livres de pegar o sarampo.

As vacinas estão disponíveis em todas as 18 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Ao levarem seus filhos, os pais ou responsáveis devem apresentar os cartões de vacinação. Vale lembrar que na véspera do feriado, dia 31 de dezembro, as unidades básicas vão funcionar até o meio-dia.

O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem desta doença no país, garantindo, assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da polio. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, tem como objetivo de resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação destas doenças no país.

Contraindicação

A imunização contra a poliomielite será ofertada na via oral, através de “gotinhas”, e a vacina contra o sarampo apenas injetável. Além do sarampo, a vacina Tríplice Viral protege a criança também contra a caxumba e a rubéola. As vacinas são contraindicadas para crianças com reação alérgica a ovo e a doses anteriores das vacinas.

O Ministério não recomenda que as crianças alérgicas a leite de vaca tomem a vacina contra sarampo, pois podem sofrer reação. A vacinação para atender este público será feita posteriormente com um lote específico da vacina. Para vacinar, os pais ou responsáveis devem estar com o Cartão de Vacinação da criança em mãos. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (63) 3414-0753, na Coordenação Municipal de Imunização.

Pontos de Vacinação

UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;

UBS Araguaína Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaína Sul;

UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;

UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;

UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança

UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;

UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;

UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione;

UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores;

UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;

UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;

UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;

UBS Palmeiras do Norte – Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte;

UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;

UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira;

UBS Setor Barros – Av. Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros.

(Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario