A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Academia de Polícia Civil do Tocantins (Acadepol), iniciou nesta terça-feira, 19, a aula prática da disciplina Manuseios e técnicas de disparo à arma de fogo para os alunos aprovados no Curso de Formação profissional do Concurso da Polícia Civil. Ao todo, 40 alunos que concorrem a vagas no cargo de Perito Criminal participam desta aula, que ocorre no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.
Durante a manhã, os alunos participaram do treinamento, e no período da tarde serão avaliados pela equipe de agentes do Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil (Gote), que os acompanham durante toda a aula prática. “Os instrutores do Gote ensinam e orientam os alunos a efetuarem o disparo e usarem a arma de fogo corretamente”, afirmou o delegado do Gote, Rildo Barreira.
De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Marcelo Falcão, os alunos já tiveram toda instrução teórica na sala de aula. “Agora, eles participam do treinamento e da prova prática, atirando, inicialmente, em alvos a 3 metros, depois a 5 metros, além de praticarem todas as demais técnicas iniciais de tiro. Ao final, será aplicada uma prova, na qual os alunos terão que efetuar 10 disparos em um alvo humanoide e acertar 6 disparos dentro da área do garrafão”, completou o delegado Marcelo.
Sobre o Curso de Formação
O Curso de Formação Profissional do Concurso da Polícia Civil do Tocantins para os aprovados nos cargos de Delegado de Polícia, Médico Legista e Perito Criminal iniciou no último dia 12 de setembro, e ocorre em 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana. Ainda serão ofertadas disciplinas por meio da Educação a Distância (EaD).
Ao todo, 222 candidatos, sendo 126 dos cargos de Delegado de Polícia, 80 de Perito Criminal e 13 de Médico Legista participarão desta etapa, que tem caráter eliminatório e classificatório.
(Yago Modesto/Foto: Tharson Lopes)