SENAI Araguaína e Tobasa produzem álcool de coco de babaçu

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI ,Araguaína em parceria com a empresa Tobasa Bioindustrial, realizou nessa semana a produção de álcool hidratado por meio do coco de babaçu. A ação faz parte da missão do SENAI Tocantins, que é promover a educação profissional e transferência de tecnologia para a empresa tocantinense.

Os testes e ensaios aconteceram na microdestinaria de álcool etanol do Centro de Educação e Tecnologia – CETEC lotada na área de Automação Industrial, os técnicos dos Serviços Técnicos e Tecnológicos  – STT. Na ocasião, produziram álcool hidratado a partir da farinha extraída do mesocarpo (entre casca) do coco de babaçu. Esse produto será destinado a aplicações nobres como: bebidas, cosméticos e farmacêuticos.

Os técnicos do STT já realizam serviços para a Empresa Tobasa, de acordo com o técnico de Automação Industrial, Aparecido Moraes. “O coco de babaçu é uma fonte de energia e alimento. Acompanhamos o processo de inovação da empresa e oferecemos a base tecnológica para a realização dos ensaios e testes desse novo produto que agregará maior valor a uma riqueza da nossa região”, ressaltou Moraes.

O SENAI, por meio dos Serviços Técnicos e Tecnológicos, atende às demandas da indústria tocantinense em Automação Industrial, com consultoria e assessoria em processo produtivo.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (63) 3411-8884.

Tobasa Bioindustrial

É um complexo industrial de logística de processamento integrado para o aproveitamento integral do coco de babaçu, desde silos armazenadores de coco, máquinas e equipamentos mecânicos de descorticagem e de processamento de corte transversal do fruto, até a distribuição mecanizada em suas fábricas de óleo, sabão, álcool, carvão ecológico e carvão ativado.

(Marciana Costa)

Fazer um comentário