Celtins dá dicas para evitar acidentes com instalações elétricas

Os cuidados servem tanto para evitar choques e queima de aparelhos como também para a redução no consumo de energia elétrica

A preocupação com o uso consciente da energia elétrica vai além da redução no consumo para fins de economia e ganhos para o meio ambiente. Os cuidados com a segurança do consumidor, principalmente com relação às instalações elétricas, são primordiais. A fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos domésticos, a Celtins orienta os clientes com dicas importantes que devem ser colocadas em prática no dia a dia.

Segundo o gerente regional da Gerência Regional de Serviços de Araguaína, Marcelo Camilo, verificar as instalações elétricas da casa é o primeiro passo para se evitar acidentes. “Sem contar que, fios descascados e componentes danificados também desperdiçam energia”, completa.

Fusível

No caso de queima ou derretimento, o recomendável é desligar imediatamente a chave de alimentação e descobrir a causa do problema. “A peça precisa ser substituída por outra nova. Há casos em que, para economizar, o cliente usa arames, fios de cobre o outro objeto metálico. O barato com certeza vai sair caro”, alerta o técnico em segurança do trabalho, João Aparecido Lima.

Adaptador

Também conhecido como “T” ou “benjamim”, esse equipamento é um dos confortos da vida moderna, principalmente nas situações de tomadas com entradas diferentes. Mas quando vários aparelhos são ligados no mesmo adaptador, há o risco de superaquecimento, causando um curto circuito e até incêndios.

Chuveiro

Esta situação já deve ter acontecido com muitos: ao ligar o chuveiro, toma-se um leve choque ao tocar na torneira. “Isso é sinal de que há problemas com o aterramento (fio-terra) da instalação. É preciso chamar um eletricista para fazer o serviço”, aconselha João Aparecido.

Mais dicas

Outras condutas simples dentro de casa evitam acidentes ou queima de aparelhos:

–  Em locais com água ou umidade, evite usar aparelhos elétricos. Evite, também, mexer nesses equipamentos quando estiver com os pés ou as mãos molhadas;

–  Jamais mude a chave do chuveiro (verão/inverno) enquanto o aparelho estiver funcionando;

–  Nunca use objetos metálicos, como garfos e facas, em aparelhos ligados. E quando for limpá-los, certifique-se que estão fora da tomada;

–  Coloque protetores nas tomadas ao alcance das crianças para evitar que elas coloquem o dedo;

–  Quando for realizar qualquer reparo ou instalações elétricas, desligue a chave geral;

–  Quando for trocar uma lâmpada, segure sempre pelo bulbo de vidro. Evite tocar no soquete metálico

(Ricardo Sottero/Singular Comunicação)

Fazer um comentario