Com pouco mais de três anos de funcionamento, Centro de Castração de Araguaína já realizou cerca de 3.800 cirurgias

Com pouco mais de três anos de funcionamento, Centro de Castração de Araguaína já realizou cerca de 3.800 cirurgias

O serviço é gratuito e voltado para a população de baixa renda, que deve solicitar o procedimento junto aos ACEs. Dia D em parceria com a UFNT já está com as vagas esgotadas

A serviço da população de baixa renda e em vulnerabilidade social de Araguaína desde outubro de 2020, o Centro de Castração Municipal já contabiliza mais de 3.800 cirurgias realizadas em cães e gatos, uma média de 100 por mês. Todo o serviço é feito por veterinários e profissionais da Secretaria de Saúde de Araguaína e em parceria com a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins).
 
Recentemente, prefeitura e universidade organizaram um Dia D para castração de gatos machos, que será realizado no dia 8 de dezembro, e todas as 60 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Henrique Xisto, diretor do Centro de Castração, explica que os animais foram selecionados por meio de um pré-cadastro. E para agendar o procedimento, é preciso entrar em contato com o ACE (Agente de Combate a Endemias) do bairro.
 
“Quando o agente fizer a visita na casa, o tutor precisa informar sobre o desejo da castração do pet. O servidor irá preencher uma ficha com todas as informações e encaminhar o pedido até o Centro. O cidadão entrará em uma lista, que é seguida por ordem cronológica”, explica o diretor.
 
Henrique também pede a atenção dos tutores para o dia da cirurgia. “Nós entramos em contato com o cidadão informando a data do procedimento. Se o tutor não comparecer e não justificar, ela perde a vez e vai para o final da fila para não prejudicar quem está aguardando pela cirurgia”.
 
O Centro de Castração Municipal de Araguaína realiza cirurgias em cães e gatos, machos e fêmeas, e também faz atendimentos para a vacinação antirrábica. O órgão funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizado na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha.

(Ricardo Sottero/Fotos: Marcos Filho Sandes)

Fazer um comentario