Em visita ao HDT-UFT, secretário de estado da Saúde e gestores do hospital falam sobre ampliação na oferta de serviços

Em visita ao HDT-UFT, secretário de estado da Saúde e gestores do hospital falam sobre ampliação na oferta de serviços

Na manhã desta quarta-feira (16), o secretário de estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Afonso Piva de Santana conheceu as dependências do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada em Araguaína (TO). Na ocasião, juntamente com a equipe gestora do hospital universitário, trataram sobre a ampliação na oferta dos serviços de saúde.

O superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira destacou a importância de manter a estreita relação entre o hospital e a secretaria estadual de saúde, tendo em vista que as duas instâncias têm o mesmo objetivo de atender as demandas de saúde da população. O gestor conta que o encontro permitiu a discussão do aditivo ao contrato de prestação de serviço, na qual serão incluídas novas especialidades, novos procedimentos diagnósticos, e a possibilidade da realização de cirurgias eletivas, “que é um gargalo dos serviços de saúde aqui da nossa região, com a fila de procedimentos enorme aguardando esse tipo de cirurgia”, disse.

Durante a visita às instalações do HDT-UFT, o secretário de saúde se diz surpreso com a qualidade da infraestrutura, principalmente com relação ao Laboratório de Simulação Realística, e comentou sobre o potencial do desenvolvimento das atividades do ensino, visualizando a possível oferta de cursos de capacitação para os profissionais da área da saúde de Araguaína e da região médio-norte do Tocantins, e também com a possibilidade de ampliação e diversificação dos serviços e do perfil assistencial de pacientes atendidos pelo hospital.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

(Daianni Parreira)

Fazer um comentario