SENAI Araguaína promove capacitação para instrutores em máquinas CNC

Instrutores do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) de Araguaína participam durante esta semana da capacitação técnica para a utilização das máquinas Torno CNC e Centro de Usinagem Vertical adquiridas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Tocantins. 15 instrutores participam do treinamento ministrado pelo técnico em Máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC), Thiago Teixeira Pires.

“O interessante é que o mercado tem evoluído muito na usinagem de peças para a região tocantinense, essas máquinas são novidades que vai aumentar o potencial de atendimento do SENAI Araguaína”, ressaltou o técnico em Máquinas CNC.

A unidade de Araguaína com as novas e modernas máquinas de CNC prestará atendimentos por meio dos Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) com consultoria e assessoria em processo produtivo. De acordo com o instrutor em Automação Industrial, Romualdo Fonseca, os programas instalados nas máquinas possibilitam a usinagem de dez ou mil peças idênticas.

“Hoje no nosso Estado a maioria das indústrias usa o processo de usinagem convencional, que exige do operador uma intervenção a cada alteração que é feita na peça, já no Torno CNC adquirido pelo SENAI, a peça é feita por meio de uma programação do computador, ela é usinada automaticamente sem intervenção nas modificações, dessa forma produzida com mais qualidade, maior precisão dimensional e melhor acabamento e com rapidez”, disse Romualdo Fonseca, Instrutor em Automação Industrial.

Os equipamentos serão utilizados nas aulas práticas nos cursos de Metalmecânica e Automação Industrial está prevista para dia 24 de fevereiro o inicio do curso de Eletromecânica da Votorantim Cimentos. A turma será a primeira a usar as máquinas nas aulas práticas dentro do laboratório.

De acordo com o gerente do CETEC/SENAI de Araguaína, Evandro lima, o SENAI passa por um momento na melhoria de processo produtivo, alavancando o processo de automatização, e aperfeiçoamento os cursos de qualificação técnica, estando atendendo agora a indústria com a Usinagem de precisão.

(Marciana Costa)

Fazer um comentario