Tocantins conta com procedimento inovador para o tratamento de câncer

Tocantins conta com procedimento inovador para o tratamento de câncer

A radiocirurgia é utilizada para tratar alguns tipos específicos de câncer, o método é menos invasivo e com resultados muito satisfatórios como explica o médico rádio-oncologista da Radioterapia Irradiar Ismar Rezende: “A radiocirurgia possui várias vantagens, pois não necessita de cortes no local, tem uma precisão melhor que as cirurgias convencionais e com alta no mesmo dia do procedimento”, destacou.

A paciente Joana Martins, que está tratando de um câncer no pulmão, fez a radiocirurgia no mês de março. “Estive tranquila o tempo todo e o pessoal da clínica foi muito bacana. Durante o tratamento só senti um calor no local. Após o procedimento me senti bem graças a Deus”, comentou.

O médico explica como funciona o tratamento. “O acelerador emite feixes de radiação com alta precisão no local da neoplasia e alcança locais que dificilmente as cirurgias conseguiriam chegar. Além disso, o procedimento dura em média 20 minutos e o paciente não precisa de internação, nem anestesia e a recuperação é muito mais rápida”, frisou.

Para a realização do procedimento é necessário o encaminhamento médico do oncologista e posteriormente a realização de uma ressonância para a verificação exata do tumor. Na Radioterapia Irradiar o atendimento ao paciente é multidisciplinar, com acompanhamento de rádio-oncologistas, físicos médicos e enfermeiras oncológicas.

Braquiterapia

Em abril de 2020 a Radioterapia Irradiar passou a oferecer um novo procedimento chamado braquiterapia. O tratamento consiste em fazer uso de uma fonte de radiação dentro ou muito próximo do tumor. “O objetivo desse método é eliminar as células cancerígenas, pode ser utilizado tanto como tratamento isolado ou como um reforço a radioterapia externa. Aqui na clínica utilizamos para o tratamento do câncer ginecológico, mas a braquiterapia também pode ser realizada no tratamento de outros tumores como por exemplo próstata, mama, cabeça e pescoço, esôfago e pele”, ressalta o rádio-oncologista.

Radioterapia Irradiar

Os pacientes da Radioterapia Irradiar contam com um acelerador que está entre os mais modernos do País, com técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente.

(Wéllida Resende)

Fazer um comentario