Trabalhadores com necessidades especiais conquistam espaço no mercado com apoio do governo

Trabalhadores com necessidades especiais conquistam espaço no mercado com apoio do governo

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Deficiência do Sistema Nacional de Empregos, o Sine Especial, oferece aos trabalhadores que encontram dificuldade de inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, pessoas portadoras de deficiência física, uma oportunidade de ingressar neste mercado. Desde que foi lançado, em 2012, o Sine Especial já conseguiu emprego para mais de 100 trabalhadores com necessidades especiais.

“Eu estava desempregada, procurei o Sine Especial e a equipe responsável por atender pessoas com deficiência me encaminhou para uma vaga de emprego e logo fui contratada para o cargo de atendente de crediário”, comemora Mauricelia de Azevedo, 24 anos, deficiente auditiva.

O trabalhador João Carlos Parrião, 28 anos, está desempregado e procurou o Sine Especial para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. “Sou pintor de casas e nessa área é muito difícil conseguir emprego com carteira assinada. Por isso estou aqui para que eu tenha garantido todos os direitos como trabalhador”, relata Parrião, que perdeu a visão do olho esquerdo há oito anos.

O Sine Especial conta com equipe capacitada para trabalhar com o público prioritário, que engloba mulheres com baixa escolaridade, candidatos acima de 40 anos de idade e com baixa escolaridade (nível fundamental), jovens aprendizes que procuram o primeiro emprego e pessoas com deficiência. Por meio do Sine Especial são oferecidos serviços de inscrição, atendimento, entrevista, encaminhamentos, dinâmicas realizadas por psicólogos e pedagogos, além de orientação, capacitação e qualificação profissional.

Conforme a psicóloga do Sine Especial, Maria Martins, o trabalho realizado pelo setor busca atender de forma diferenciada o candidato a uma vaga de emprego como também a sensibilização dos empresários. “Aqui escutamos os trabalhadores e os direcionamos para a melhor vaga onde ele possa se encaixar para, assim, podermos ter resultados positivos com a contratação do candidato”, explica. A psicóloga ressalta a importância dos trabalhadores com deficiência física de se cadastrar e recadastrar no Sine Especial pois, segundo ela, existem muitas vagas que ainda não foram preenchidas.

Maria conta que estão sendo oferecidas 32 vagas para pessoas com deficiência. Entre as oportunidades estão: vigilante, operador de caixa, auxiliar administrativo, auxiliar de estoque e outras. Os interessados devem se dirigir à unidade do Sine Estadual, das 8h às 18h, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho e copia do laudo médico, para realização do seu cadastro e possível encaminhamento para a vaga mais adequada a suas aptidões. As unidades do Sine nos municípios de Araguaína, Gurupi e Palmas contam com os serviços do Sine Especial.

(Shara Rezende/Foto: Márcio Vieira)

Fazer um comentario