Cerca de 47 mil estudantes participaram da 1ª fase das provas do Salto

Cerca de 47 mil estudantes participaram da 1ª fase das provas do Salto

Os dois dias que marcaram a primeira fase das provas do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Salto), chamada de Fase Diagnóstica, contou com a participação de aproximadamente 47 mil estudantes das redes estadual e municipais de ensino do Estado. As provas foram aplicadas nesta terça, 18, e quarta-feira, 19, para alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, ressaltou a importância da participação dos estudantes no Salto ao dizer que com o Sistema de Avaliação, é possível proporcionar uma evolução da qualidade dos métodos de ensino-aprendizagem.

Conforme a coordenadora de aplicação do Salto, Maria Antônia Almeida Costa, esta primeira fase do Salto foi bastante tranquila. “Tudo ocorreu como planejado. Avaliamos o domínio dos conteúdos por parte dos alunos, o que ajudará na identificação das principais dificuldades dos estudantes, o que também facilitará na elaboração dos planos de intervenção para solucionar as fragilidades identificadas”, disse.

Na Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas,  os estudantes já têm a consciência da importante de se fazer a avaliação.  “Eles já sabem a importância das provas e por isso não faltam, se preocupam em ter bons resultados. A direção busca sempre incentivar e valorizar os bons resultados, premiando os que se destacarem”, conta a diretora Cleizenir Divina dos Santos. Nesta unidade escolar, 145 alunos, do 5º e 9º ano, realizaram as provas nessa primeira fase.

O Salto

O Salto foi criado em 2011 pelo governo do Estado através da Seduc com o objetivo de avaliar e monitorar a realidade e desempenho das escolas, bem como dos estudantes, permitindo à Secretaria conhecer os indicadores que podem nortear as ações de planejamento tanto da Pasta quanto de professores.

O Sistema de Avaliação está fundamentado em diferentes fases. Nesta primeira, a Diagnóstica, o domínio dos conteúdos por parte dos estudantes que estão iniciando o novo ano letivo é avaliado.

Nos meses de abril, junho e setembro serão realizadas as fases de Acompanhamento. Em novembro serão aplicadas as provas da Fase de Saída, que apontará a nota de cada escola e permitirá conhecer os indicadores de 2014.

(Hellen Flôr/Foto: Manoel Lima)

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